Timbó Grande integrará Mapa Turístico do Brasil em 2017

O Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria e Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), realizaram no primeiro semestre deste ano a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, ação contemplada pelo Programa de Regionalização do Turismo. Timbó Grande passará a integrar este Mapa nacional pois, após fazer os trâmites para o cadastro, teve o cadastro confirmado.

Os municípios tinham prazo até 30 de junho para oficiar o pedido de integração, mas a Secretaria de Turismo, Lazer e Meio Ambiente de Timbó Grande entregou a documentação em 22 de maio.

A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2019.

Desde fevereiro, o então Assessor de Planejamento e Gestão Administrativa, Toni Corrêa, foi destacado pelo Prefeito Municipal, Ari Galeski, para acompanhar o desenvolvimento das instruções e capacitações para que o município passasse a integrar o Mapa de Turismo Brasileiro. Toni tem sido frequentador assíduo das reuniões do Trade Turístico em SC, das reguniões Instância de Governança Corporativa (IGR) e da Associação Caminhos do Contestado, pela qual o município de Timbó Grande participa da estrutura turística no estado, tendo sido o responsável por atender aos critérios exigidos para aprovação de projetos de nível Federal e Estadual, dentre os quais estão: orçamento na pasta de turismo, nomeação de agente político, termo de adesão, criação do conselho municipal de turismo e cadastro de formalização.

“Já estamos participando das ações turísticas e somos ponto de apoio para as atividades turísticas regionais, mas em breve, em algumas ações, seremos atração turística, principalmente pelo advento da “Batalha de Santa Maria”, uma das mais sangrentas da Guerra do Contestado. Agora, com a formalização do Conselho, vamos também implantar o Plano Municipal de Turismo, que será um conjunto de ações para que o Município de Timbó Grande seja visto e lembrado, também pelo seu potencial turístico”, destacou Toni Corrêa.

Para o prefeito Ari Galeski, integrar o Mapa Turístico Brasileiro é um reconhecimento de potencial turístico e diz que atuará para que os visitantes tenham informação e locais para visitar.

“E vamos também divurgar o nosso potencial através da estrutura do Poder Executivo, da Associação Caminhos do Contestado, da IGR Vale do Contestado e dos demais órgãos. Da mesma forma, é também mais um setor onde vamos criar projetos e buscar recursos. Vamos realizar, em breve, um diagnóstico turístico e integrar a sociedade e o comércio local, que serão ouvidos para criarmos uma política de turismo no município”, afirmou o prefeito.

A IGR encaminhou esta semana um ofício ao município confirmando os municípios que farão parte Mapa. Nós próximos dias, deverá haver a confirmação por parte do Mtur e da SOL.

Além de Timbó Grande, os municípios da região que também integram o Mapa do Turismo são Abdon Batista, Água Doce, Alto Bela Vista, Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Campos Novos, Canoinhas, Capinzal, Celso Ramos, Concórdia, Curitibanos, Erval Velho, Fraiburgo, Frei Rogério, Ibicaré, Ipira, Irani, Irineópolis, Iomerê, Itá, Itaiópolis, Joaçaba, Lebon Régis, Lindoia do Sul, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Peritiba, Piratuba, Pinheiro Preto, Ponte Alta, Porto União, Presidente Castelo Branco, Rio das Antas, salto Veloso, Santa Cecília, Seara, Tangará, Três Barras, Treze Tílias, Vargeão, Videira e Zortéa.