Timbó Grande

Timbó Grande é uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, localizada no Planalto Norte Catarinense, localizado a 400 km da capital Florianópolis e com altitude de 925m em relação ao nível do mar.

O povoamento de Timbó Grande teve início com a vinda das famílias Alves de Almeida, Castro e Matos, e já habitada por indígenas dos grupos Kaigangs, conhecidos como Coroados, e os Xoklengs, conhecidos como bugres ou botocudos que viviam como nômades e moravam em choupanas de pau a pique cobertas de palha, alimentavam-se de caça, pesca e frutos da região. A formação étnica de Timbó Grande se caracteriza de uma mistura muito rica, como por exemplo, italiana, alemã, ucraniana e polonesa, além dos indígenas, originando-se assim dessa mistura o povo caboclo, característico de Timbó Grande nos dias de hoje.

Há poucos registros sobre a história de Timbó Grande, sendo que os fatos mais importantes e que marcaram a vida dos timbograndenses estão associados aos combates na Guerra do Contestado (1912-1916), num misto de messianismo e defesa de terras, nosso município serviu de palco do último reduto dos jagunços, na localidade de Santa Maria, interior de Timbó Grande. Timbó Grande foi vila de Curitibanos, cidade que dominava parcela considerável do planalto, por meio dos coronéis de fazendas então, intimamente ligados à Guerra do Contestado. Nos últimos anos está acontecendo um considerável interesse em contar a história da Guerra do Contestado, muitos autores amantes da história catarinense buscam conhecer melhor os atores desses conflitos, juntando resquícios de memórias que descrevem nossa história, Timbó Grande, sendo o último reduto da guerra, tem forte participação, pois traz nos seus remanescentes memórias e traços caboclos. Temos muito a contribuir com a história Catarinense e é de extrema importância a valorização de nossa cultura e de nossa cidade.

Timbó Grande evoluiu lentamente, conquistando aos poucos no decorrer dos anos sua identidade, passou a distrito pela Lei nº 822 de 07 de maio de 1962, que aprovou a resolução nº 031/62 pela Câmara de vereadores de Santa Cecília.

O Governador em exercício Sr. Casildo Maldaner sancionou a Lei nº 7.581 no dia 26/04/1989, a qual criou o Município de Timbó Grande. A primeira eleição para prefeito Municipal ocorreu em 5 de novembro de 1989. Sendo eleito o Sr. Argemiro Guedes dos Santos, na 2ª Anoldo Ferreira de Castilho, 3ª Argemiro Guedes dos Santos, 4ª Anoldo Ferreira de Castilho, 5ª Valdir Cardoso dos Santos, 6ª reeleito Valdir Cardoso dos Santos,  6º Almir Fernandes e atualmente na 8ª legislatura tem como prefeito Ari José Galeski.