Prefeitura de

Timbó Grande

Sobre a Cidade

Informações sobre o clima, relevo, limites e outros dados de interesse.

Como chegar

Mapas, rotas, distâncias entre outras cidades.

Dicas de viagem

Tudo o que você precisa saber antes de fazer as malas.

Telefones

Telefones de utilidade pública.


Bem-vindo ao Portal de Turismo do Município de Timbó Grande

Timbó Grande é um destino de belezas exuberantes para quem gosta de apreciar a natureza! Seu relevo tem grande predominância de planalto, portanto existem vários vales, serras, rios e uma vegetação que transformam o município numa bela paisagem natural. Seu nome é devido a grande quantidade do cipó “Timbó”, planta utilizada pelos índios para pesca, acrescido da palavra “Grande” para distinguir do município de Timbó próximo a Blumenau. Foi vila de Curitibanos tornando-se depois Distrito de Santa Cecília e conquistando em 26 de abril de 1989 sua emancipação política. O município tem sua economia baseada na agricultura e uma grande área coberta de reflorestamento de pinus e eucalipto. Nos últimos anos tem-se chamado a atenção para a importância de nosso município nos fatos que marcaram nossa região, a Guerra do Contestado. Em Timbó Grande instalou-se o último reduto dos jagunços que lutaram na guerra num misto de messianismo e defesa de terras. Na localidade de Santa Maria/Timbó Grande morreram lutando caboclos e soldados , sendo o reduto destruído na Páscoa de abril de 1915. Além das belezas naturais espalhadas pelo município há também pontos históricos a serem visitados, sendo uma escala imperdível para quem quer conhecer os Caminhos do Contestado.

Tempo

Segunda
24ºC / 8ºC
Terça
23ºC / 8ºC

  • 22ºC / 5ºC
  • Atual: Parcialmente Nublado
  • IUV: 4.0

Localização

  • Latitude: 26°36\'5
  • Longitude: 50°40\'2
  • Região turística: Vale do Contestado
  • Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Rio do Peixe
  • Municípios limítrofes: Lebon Régis, Santa Cecília, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Porto União e Calmon.

Características geográficas

  • Área: 596.94 km² (fonte: IBGE)
  • População: 7699 habitantes
  • Altitude: 925 m

Localização

Principais distâncias

Blumenau, SC
268 km
[exibir rota]
Brasília, DF
1533 km
[exibir rota]
Chapecó, SC
268 km
[exibir rota]
Criciúma, SC
389 km
[exibir rota]
Curitiba, PR
265 km
[exibir rota]
Florianópolis, SC
402 km
[exibir rota]
Joinville, SC
280 km
[exibir rota]
Lages, SC
183 km
[exibir rota]
Porto Alegre, RS
520 km
[exibir rota]
São Paulo, SP
669 km
[exibir rota]


Digite no campo ao lado o nome de sua cidade e estado para exibir a rota e distância
Distância:  


Região turística

Vale do Contestado

X

Clique aqui para ampliar o mapa

Como chegar a Timbó Grande

De carro:

De ônibus:

De avião:


Dicas de viagem

Dicas para aproveitar com segurança

Viajar é sempre bom para recarregar as baterias, conhecer lugares novos e também uma maneira de fugir do stress da rotina nos grandes centros urbanos. Ficar pertinho da natureza, fazer caminhadas, conhecer trilhas novas, cachoeiras e praticar turismo de aventura são práticas cada vez mais comuns e que combinam muito bem com um estilo de vida mais saudável e ecológico.

Dica 01 Pesquise sobre o destino

Pesquise mais sobre o destino e quais atividades de ecoturismo você encontrará por lá! Nesse momento você já poderá ter uma ideia e planejar melhor a viagem de acordo com as suas habilidades e condicionamento.

DICA 02 Procure por um guia ou condutor experiente

Evite fazer esse tipo de passeio com pessoas inexperientes ou sem ter pesquisado sobre o local antes. O ideal é que você tenha o acompanhamento de um guia ou condutor especializado em atividades de ecoturismo, mesmo que você viaje com um grupo ou sozinho. Segurança em primeiro lugar! Escute as recomendações do condutor. Ele que irá deixar seu passeio mais instrutivo e também mais seguro.

Dica 03 Informe seu roteiro para alguém

Não deixe de avisar onde você está indo, informando ainda uma previsão de horários, para amigos ou familiares. Em alguns locais o celular pode não ter sinal e você ficará sem comunicação. Em caso de imprevistos ou acidentes, é muito importante já ter alguém em alerta para essas situações.

Dica 04 Confira a previsão do tempo

Dê uma checada na previsão do tempo. Alguns passeios podem ser cancelados ou evitados em condições climáticas não favoráveis.

Se algo der errado

Se vocês se perderem, procure manter a calma para ajudar o grupo e tranquilizar os mais nervosos. Tenha ainda mais atenção para evitar acidentes e nunca divida o grupo para buscar socorro. Permanecer próximo às margens do rio pode facilitar o resgate, bem como levar apitos e lanternas.

Essas são dicas mais gerais, mas cada caso é um caso. Por isso é muito importante se informar antes de qualquer passeio de ecoturismo e medir as condições, grau de dificuldade e riscos, assim você pode se preparar da melhor maneira possível, garantindo a segurança e diversão! Agora é só se preparar para exercitar o corpo e a mente, contemplar a natureza e explorar lugares novos.

Telefones úteis

0800-6430195
Água e Esgoto
192
Ambulâncias
193
Corpo de Bombeiros
199
Defesa Civil
180
Delegacias especializadas no atendimento à Mulher
181
Disque-Denúncia
0800-480196
Emergência Elétrica
0800-618080
Ibama
197
Polícia Civil
194
Polícia Federal
190
Polícia Militar
191
Polícia Rodoviária Federal
151
Procon
(49) 32521202
Unidade Mista de Saúde Moíses Dias

Informações e contatos

Departamento de Cultura
Fone: (49)32521298
depculturatg@gmail.com